Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Portfólio de Psicologia

Portfólio de Psicologia

Pesquisa Autónoma: Distúrbios de aprendizagem

27.03.22, Francisca Cardoso
A escolaridade é uma etapa essencial no desenvolvimento das crianças, a aparição de um distúrbio de aprendizagem tem um grau de importância. Os de aprendizagem são problemas que afetam a capacidade da criança de receber, processar, analisar ou armazenar informações, podem dificultar a aquisição de leitura, escrita, soletração e resolução de problemas matemáticos. A discalculia, ou incapacidade em matemática, consiste em uma dificuldade persistente para aprender ou (...)

Aprendizagem por Modelação ou observação

27.03.22, Francisca Cardoso
A aprendizagem por observação foi estudada por Albert Bandura (1925-1998), que desenvolveu várias experiências para fundamentar a sua teoria. Segundo Bandura, a aprendizagem social ocorre pela observação dos comportamentos daqueles com quem convivemos (pais, amigos, professores). Bandura designa por modelação ou modelagem o processo de aprendizagem social feito com base na observação e imitação sociais. É observando e imitando que as crianças aprendem a falar e a brincar, (...)

Tipos de Aprendizagem

27.03.22, Francisca Cardoso
Segundo a aprendizagem associativa para se aprender tem de se associar estímulos e respostas ou associar estímulos. Existem dois tipos de aprendizagem associativa: o condicionamento clássico e o condicionamento operante. O condicionamento clássico foi o investigado russo Ivan Pavlov quem, ao estudar os reflexos digestivos do cão, descobriu uma forma de aprendizagem presente nos seres humanos e noutros animais. O condicionamento operante foi o investigador norte-americano Rufus (...)

A aprendizagem (reflexão)

27.03.22, Francisca Cardoso
Neste tema começamos por aprender que, numa definição geral, a aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades,conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência,formação, raciocínio e observação. Mas a aprendizagem pode ser analisada partir de diferentes perspetivas, de forma que há diferentes teorias de aprendizagem. Aprendizagem é uma das funções mentais mais importantes em humanos e animais e (...)

Introdução

27.03.22, Francisca Cardoso
Introdução Este Portfólio foi elaborado por Francisca Cardoso, nº10  12d, aluna do Agrupamento de Escolas de São João da Talha. A finalidade do mesmo é  a apresentação dos conteúdos programáticos (do segundo semestre) da disciplina de psicologia ao longo do presente ano letivo, com a finalidade de o tornar mais completo, este contém reflexões pessoais, biografias sobre autores, documentários e pequenos resumos acerca da matéria.